segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Rótulo

Por favor senhor , onde fica o setor financeiro?Ah! a direita ,na terceira porta, lá tem uma moça gordinha, de óculos, é aquela.
Ora, mas não é uma moça chamada Maria?
Isso é tão habitual de nossa parte, rotular tudo e todos que não estamos nos dando conta do que estamos fazendo.
Agora imagine você na educação...dói chegar no inicio do ano e ver professores ROTULANDO os alunos, achando que não é necessário investir neles.
É infelizmente isso é um fato real. Mas se faz necessário a desconstrução desse conceito, especialmente quando se fala em educação. Não se admite que um educador rotule de antemão o seu pupilo.
Quem de nós tem o direito de falar, de julgar ou de subjulgar sem antes conhecer?Quem disse que os traços físicos ou os comportamentos possam determinar o carater , a personalidade de uma pessoa?
Quando rotulamos uma pessoa corremos o sério risco de perdermos a oportunidade de conhecer, aprender e crescer com ela.
Não somos perfeitos, porém precisamos ter cautela e poderarmos sobre a formação de nossos conceitos em relação ao outro.
Ter em mente como eu estou olhando, qual é o meu olhar? Somente crítico,esquecendo de ver a pessoa como ela é, com suas qualidades, pois cada um é um ser diferente. Será que o problema está no outro? Ou não? eu sou o problema, porque não enxergo o óbvio, ou seja , que todos somos filhos de Deus, onde não deve haver preconceito, afinal ele nasce em casa.
A maior riqueza é nossa mente , cabe a cada um de nós colocar as melhores coisas dentro dela para sermos uma pessoa brilhante.
Texto escrito no dia 10/02/2012, pelaa acadêmicas: Daniela Beneli, Alex Sbaraini e Mariloiva Reginato.