sábado, 2 de julho de 2011

O mundinho da Diversidade

Nesse mundinho da diversidade onde todos somos únicos ,estamos rodeados por outros seres também únicos. E nem sempre nos permitimos olhar para o outro exatamente como ele é.
A escola faz parte desse mundinho , funcionando como a sala de recepção , dando ou tirando oportunidades de sermos simplesmente nós mesmos.
A escola necessita urgentemente abrir as portas da sala de estar à todos, sem diferença , precisa quebrar os grilhões do preconceito, da padronização, da homogeneidade. Ora se somos únicos como poderemos ser vistos da mesma forma no processo de ensino-aprendizagem?
Cada um tem seu tempo na aquisição da linguagem, nos primeiros passos...enfim...
O que dizer das pessoas com deficiência ao chegar na recepção (escola) da sociedade?Quem vem recebê-los?Ou simplesmente ficam ali aguardando um boa alma que os conduza?
Infelizmente em muitas escolas isso acontece, falta vontade. Se a escola contar com um professor contratado para trabalhar com esse(s) aluno(a), esse passa a ser tratado como seu, e não mais aluno da escola. Então são dois excluídos :professor e aluno.
O mundinho da diversidade pede socorro, respeito , chega de preconceito e que vivamos em sintonia com a criação do jeito que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário