segunda-feira, 28 de março de 2011

Para refletir e postar comentário....

Texto III -

Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias
Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual


Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.

10 comentários:

  1. O homem do século XXI é bombardeado de informações, e elas nem sempre clareiam nossas ideias. Pelo contrário, nos confundem ainda mais.
    Na escola o professor desse século continua falando coisas do século passado e de forma ultrapassada. É, mudar dá trabalho, necessita pesquisa,novas leituras, mudança de conceitos, reciclagem.Não admite-se que o profissional da educação trabalhe da mesma forma,use o mesmo método em escolas diferentes.Por que cada escola tem uma realidade, um currículo.E um caminho para o sucesso é trabalhar a partir da realidade dos alunos.
    Mas o professor acaba por vezes amarrado pelo conteúdo, o tempo da aula e as normas, fica limitado aos parâmetros previstos.
    O professor não trabalha individualmente, mas em grupo e encontra a diversidade de ideias, comportamentos e experiências. Se ele for esperto não verá com maus olhos as diferenças e sim encontrará oportunidades para crescer. É assim na sala de aula, cada aluno trás uma bagagem, cada um é especial, não é possível homogeneizá-los. Saber que nem todos entenderão na primeira explicação, cada um tem seu tempo de aprendizagem.
    Também não se admite que ao docente falte o domínio da sua matéria e que seja desatualizado.
    O discente precisa sentir que o professor tenha tesão pelo que exerce, pelo conteúdo.
    Mas nem tudo é culpa do professor, pois há alunos mal acostumados, querem tudo mastigado, eles são o maior desafio do professor. Como conquistá-los?
    Ser humilde ajuda muito, ou seja, deixá-los perceber que o professor também não sabe tudo, isso pode facilitar a aproximação de ambos.

    ResponderExcluir
  2. Dentro das suas aulas , o educador deve encontrar novas formas para ensinar e fazer aprender o aluno, buscando com as tecnologias uma transformação de pesquisa e uma comunicação presencial-virtual. Proporcionando atividades diversificadas, o educador irá valorizar a realidade do aluno, despertado a liberdade de expressão, a construção da sua identidade, permitindo encontrar seus espaços pessoais, para que possam tornar-se cidadãos realizados e produtivos.

    ResponderExcluir
  3. Professor educador, ele é a ferramenta para o desenvolvimento do aluno. Ele ajuda os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e torna-se cidadãos realizados e produtivos. É importante que o educador seje organizado e busque o equilíbrio e tenha a flexibilidade, com a flexibilidade procuramos adaptar-nos ás diferenças locais e contratos culturais. E também com a organização, buscamos gerenciar as divergências, os tempos, os conteúdos, os custos, estabelecemos os parâmetros fundamentais.
    Para que possamos ensinar de formas diferentes para pessoas diferentes , onde existe muitas formas de ensinar, só vale a pena estarmos juntos fisicamente, num curso empresarial ou escolar, quando acontece algo significativo, quando aprendemos mais estando juntos do que pesquisando isoladamente nas nossas casa. Podemos modificar a forma e de aprender, ensinando de diversas maneiras, onde o professor busca, novos métodos e formas para fazer o aluno aprender.
    As tecnologias podem trazer dados, imagens , resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor é ajudar a interpretar esses dados, a relacioná-los , a contextualizá-los.Aprender depende também do aluno, pois não adianta o professor trazes novos materiais, fazer um bom planejamento se o aluno não tem vontade, o educando precisa saber o seu papel perante a sociedade.É verídico falar que nossas dificuldade em ensinar se deve também a mantermos no nível organizacional e interpessoaçl formas de geranciamento autoritário, pessoas que não estão acompanhando profundamente as mudanças na educação, que buscam o sucesso imediato , o lucro fácil, o marketing como estratégia principal.O aluno não é unicamente nosso cliente que escolhe o que quer. Há uma interação entre as expectativas dos alunos, as expectativas institucionais e sociais e as possibilidades concretas de cada professor. O educador procura auxiliar, os seus alunos, mantendo a organização e adaptação do desenvolvimento de cada um, a personalidade do professor é decisiva para o bom êxito do ensino-aprendizgem, muitos não sabem explorar todas as potencialidades da interação.
    O aluno motivado e com participação, faz com que a aula se transforme em uma boa comunicação e há também uma pesquisa de planejamento que deve ser elaborada pelo professor.

    ResponderExcluir
  4. O professor deve encontrar-se fisicamente na sala de aula, as aulas devem ter ínicio, meio e fim. Com essa organização os alunos serão motivados e supervisionados pele educador. De um educador espera-se que ele seja um profissional capacitado que conheça a disciplina que esteja atualizado. É importante que ele tenha uma boa comunicação com os alunos, fazendo com que seus educandos sejam motivados, mantendo o grupo atento, cooperativo e produtivo.
    O professor que tem o “Poder” atraem seus educandos pelas suas idéias, mas também pelo contato pessoal. O contato com os educadores entusiasmados atrai, contagia,estimula, os torna próximos da maior parte dos alunos. Mesmo que não concordemos com todas as suas idéias, os respeitamos. Um dos eixos das mudanças na educação passa pela tranformaçao da educação em um processo de comunicação autentica, aberta entre professores e alunos, principalmente, mas também incluindo administradores e a comunidade ( todos os envolvidos no processo organizacional).
    É necessário educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar idéias, participar de projetos, realizarem pesquisas em conjunto. O meio tecnológico nos propicia a termos mais conhecimento, onde combinam o presencial e o virtual. A navegação no meio tecnológico precisa de bom senso, gosto estético e intuição. Bom senso para não deter-se, diante de tantas possibilidades, em todas elas, sabendo selecionar, em rápidas comparações, as mais importantes. A intuição nos leva a aprender por algo importante e, de repente, se estivermos atentos , conseguiremos um artigo fundamental, uma página esclarecedora.

    ResponderExcluir
  5. Os alunos se impressionam primeiro com as páginas mais bonitas, que exibem mais imagens, animações, sons. As imagens animadoras exercem um fascínio semelhante ás do cinema, vídeo e televisão. Os lugares menos atraentes visualmente costumam ser deixados em segundo plano, o que acarreta, ás vezes, perda de informação de grande valor. O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem, em alguns casos há uma competição excessiva,monopólio de determinados alunos sobre o grupo. Mas, no conjunto , a cooperação prevalece.
    Existe alguns problemas com o uso da internet na educação, onde conhecer é integrar a informação no nosso referencial, no nosso paradigma, apropriando-a, tornando-a significativa para nós. O conhecimento não se passa, o conhecimento se cria, se constrói. Alguns, aluno não aceitam facilmente essa mudança na forma de ensinar e de aprender. Estão acostumados a receber tudo pronto do professor, e esperam que ele continue “dando aula”,como sinônimo de ele falar e os alunos escutarem. Alguns professores também criticam essa nova forma, porque parece uma forma de não dar aula, de ficar “brincando”de aula. Podemos ensinar e aprender com programas que incluam o melhor dá educação presencial com as novas formas de comunicação virtual.
    É importante sermos professores educadores , com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organização da aprendizagem.Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. A internet é um novo meio de comunicação , ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.

    ResponderExcluir
  6. Sabemos que entre a escola de ontem e a escola de hoje existe um grande buraco, pelo motivo da erradicalização do processo de aprendizagem. Resolveram jogar todo trabalho fora e implantar novo método, assim, de "bate-pronto". Nossos alunos, diferente de antigamente, recebem muitas informações a todo minuto, com a decadência de profissional na área da educação, continuaram aqueles professores, daquela escola antiga;
    O aluno tem em suas mãos sempre as tecnologias avançadas, para ele, um quadro e um giz, papéis impressos ou até mesmo mimiografados, pesquisa na biblioteca, não chamam a atenção, não o cativa. Precisa de mais, sempre mais, e crescemos com aquela frase " não meche que quebra", " esses programas só passam porcaria". E não é verdade, todos sabem que em qualquer lugar, qualquer objeto, qualquer tecnologia tem seus prós e contras. Aprender a manusear, entender o quão gratificante é trabalhar com a tecnologia que o aluno conhece, que utiliza todos os dias, mostrar a ele que esses objetos vão além do que haviam percebido.

    Chegar em sala com um ótimo planejamento não é o primeiro passo, mas sim chegar com ideias que despertem o desejo do aluno, mesmo que utilizando o linguajar da turma para que eles prestem atenção, motivando, prendendo a atenção deles para que então se interessem pelo seu trabalho, pela sua atividade proposta.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mariele,

    O planejamento deve ser sempre o primeiro e mais importante dos passos. Sem um bom planejamento o professor não saberá onde quer chegar e nem de onde partir. Sem planejamento corre-se o risco de cair no espontaneismo, improvisação, concorda?....
    Abraços,
    Profes Mirian e Neura

    ResponderExcluir
  8. Creio que isso se deve a uma primeira etapa de deslumbramento diante de tantas possibilidades que a Internet oferece. É mais atraente navegar, descobrir coisas novas do que analisá-las,A atitude consumista dos jovens diante da produção cultural audiovisual gostam e explorar as tecnologias porque nao tem medo,o planejamento do professor é ecencial,para que todos sejam motivados para usar tecnologias para o benefício dos alunos e dos professores com essa ferramenta disponivel para todas as areas sabendo que aprendizagem com alunos especiais visando o conhecimento como aprendizado .

    ResponderExcluir
  9. O professor tem um papel muito importante na educação, que é procurar fazer com que os seus alunos tenham facilidade, compreensão e gostem do que estão fazendo.
    Para que isso aconteça, a ferramenta importantissíma e que não pode faltar do professor é o Planejamento de suas aulas . É nele que o professor consegue se organizar, e conhecer as possibilidades de cada aluno. Quando isso acontece, o aluno percebe que o professor está seguro no que está transmitindo e consegue interargir com facilidade. Com o avanço das tecnologias os alunos tem uma bagagem de informações que os professores precisam estar preparados para lidar e conhecer, para então juntos conseguir realizar um bom trabalho.
    Um professor que consegue mudar a rotina de sua aula, consegue estabelecer uma grande harmonia entre a classe.

    ResponderExcluir