segunda-feira, 28 de março de 2011

Texto para ler, refletir e postar comentário

Texto II

Como utilizar as tecnologias na escola

José Manuel Moran

Há professores que privilegiam a organização questionadora, o questionamento, a superação de modelos e não chegam às sínteses, nem mesmo parciais, provisórias. Vivem no incessante fervilhar de provocações, questionamentos, novos olhares. Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.

7 comentários:

  1. A atual realidade educacional nos desafia à uma metodologia criativa, envolvente, afinal nossos alunos vivenciam as tecnologais o dia todo, todos os dias. A flexibilidade do planejamento é outra alternativa para um possível êxito. As mudanças são inevitáveis. A velha história de trazer tudo pronto para os alunos já não ''cola''. Eles mesmos rejeitam esse método, reclamam.
    Muitas vezes aquele aluno ''desordeiro''está querendo chamar nossa atenção, mas como ainda temos um olhar padrão , consideramos esse aluno um problema.
    Precisamos buscar , resgatar o foco do ensino aprendizagem. O Professor deve ser pesquisador , trabalhando junto com os alunos, mostrando que é um ser mortal, igual a eles, que quer conhecer , formar e mudar conceitos previamente construidos.
    Mas todo o cuidado ao levá-los para a sala de informática. É necessário que antes consultemos o conteúdo contido no site em eles vão trabalhar.Isso para que não percamos o foco da aprendizagem.
    Algumas escolas contam com blogs, onde postam trabalhos dos alunos. Essa é uma forma interes-sante e atrativa de cativá-los.

    ResponderExcluir
  2. Também acredito nisso, Alex. O professor na atualidade não pode ficar preso a métodos velhos e ultrapassados. Precisa inovar, usar a informática a seu favor. Mas, claro, tudo dentro de um bom planejamento e com cuidados especiais sobre por onde o aluno navega... Professor acomodado não tem mais vez, ou se adapta às mudanças e faz delas aliadas, ou fica apegado a aulas sem motivação, tendo como resultado alunos indisciplinados e sem motivação... Com certeza, uma aula bem planejada, que usa como recurso as tecnologias, com objetivos claros, será uma aula de sucesso, onde todos participam com entusiasmo e, APRENDEM...

    ResponderExcluir
  3. Não basta o educador apenas levar seus alunos no Laboratório de informática sem planejamento, para dizer apenas que está utilizando as tecnologias, pois tecnologia não é apenas o computador, mais sim o multimídia, câmera, maquina fotográfica ,Dvd, aparelho de som entre outros. O professor deve planejar uma aula, onde faça o aluno aprender com os meios tecnológicos, sendo assim a criança terá mais facilidade para adquirir o conhecimento , perante ao mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  4. Os alunos de hoje gostam muito de se comunicar pela internet. Eles encontram várias formas de comunicação, como chat, blogs, entre outras ferramentas que muitas vezes são desvalorizadas pelos professores.
    O uso das tecnologias na rede educacional vem crescendo cada vez mais. Isso faz com que o professor busque maneiras, estratégias diferentes para conduzir suas aulas. Quando o aluno fica a frente de um computador, sabe-se que ele encontrará uma série de informações. No entanto, o professor precisa estar direcionando essas informações, para que as mesmas sejam transformadas em conhecimentos. O professor precisa fazer com que o aluno tenha interesse de buscar o conhecimento, mas não de uma forma pronta, e sim, de uma maneira onde, professor e aluno juntos possam ser pesquisadores. Incentivando que os mesmos saibam perguntar, enfocar idéias importantes, que saibam criar um problema ao invés de somente responder perguntas.
    Quando o professor se depara com uma aula bem elaborada, onde deixa as tecnologias como um recurso acessível e bem direcionado, acredita-se que o aluno tem mais vontade de participar, consegue ter percepção e entusiasmo para aprender facilitando a troca de conhecimentos já adquiridos.

    ResponderExcluir
  5. Como utilizar as tecnologias na escola
    A organização das tecnologias auxilia na informação não somente do professor, mas do aluno também. O planejamento didático, predomina uma organização fechada e rígida quando o professor trabalha com esquemas, aulas expositivas, apostilas, avaliação tradicional. Predomina a organização aberta e flexível no planejamento didático, quando o professor trabalha a partir de experiências, projetos, novos desafios,sínteses. O educador deve ter o jogo de cintura, e manter o equilíbrio a organização, inovação, sistematização e superação. As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso e tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-la ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referencias pessoais.
    Hoje em dia adquirimos muitas informações, com o meio tecnológico,onde o educador tem uma nova ferramenta para explorar os seus conhecimentos, não ficando apenas em livros didáticos, o professor deve buscar novos conhecimentos.Devemos incentivar nossos alunos a serem bons leitores para adquirirem o conhecimento. Segundo Jakob Nielson e John Morkes constaram em uma pesquisa que 79% dos usuários de Internet sempre lêem palavras ou trechos escolhidos, através de títulos atrativos, enquanto somente 16% se detêm na leitura do texto completo. Isso quer dizer que a maior parte dos alunos procura o que é mais fácil, o imediato e o lê de forma fragmentada.
    Bernie Dodge inventou a Webquest e em dois tipos, ligados á duração do projeto e á dimensão de aprendizagem envolvida:
    Webquest curta: leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e interação de conhecimentos.
    Webquest longa: leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
    Resolver uma Webquest é um processo de aprendizagem interessante , porque envolve pesquisa e leitura, interação e colaboração e criação de um novo produto á partir do material e idéias obtidas. A internet tem hoje inúmeros recursos que combinam publicação mediados, em que há algum tipo de controle, e outros abertos, baseados na colaboração de voluntários.

    ResponderExcluir
  6. Professor que busca qualidade para sua aula, muitas vezes é julgado como inconsequente.
    Muitos dizem que se fugir do antigo método, se perde todo o andamento da aula, querer inovar seus métodos é furar o bloqueio imposto por regras, regras aquelas ultrapassadas.
    Mas como buscar meios inovadores se até o professor na maioria das escolas é impedido de utilizar tais tecnologias?
    Precisa de muita dedicação, esforço, empenho e paciência para que devagar conseguimos contornar e melhorar nosso trabalho e papel de educador.
    Não devemos ter vergonha de dizer " não sei como funciona, para que serve isso?, de que forma devemos utilizá-lo?" para colegas, família e principalmente aluno, pois são com eles que você criará um vinculo muito maior, essa aproximação de professor-aluno, dando maior liberdade para que ele se expresse e ajude a construir aulas divertidas,interessantes, de uma forma dinâmica sem perder o foco. Era o tempo em que o aluno fica sentado na cadeira e o professor de pé na frente de um quadro com uma régua dizendo que 1+1 =2 e o aluno repete até decorar e sem poder dizer um 'A'.

    Hoje o aprendizado acontece quando todos trabalham juntos, transformando aquela sala com hierarquia, em uma grande equipe, onde todos aprendem.

    ResponderExcluir
  7. O papel do educador é muito importante,para o aluno se sentir achegado ao professor, pois na sua casa já acessa as tecnologias faz brincado porque sabe tudo ,o professor que busca o melhor para seu desenvolvimento é aquele que aprende a dominar a turma fazendo com que suas aulas sejam interesantes e produtivas fazendo com que os alunos gostem das aulas ,onde os aulunos interagem entre si trocando ideias ,eo professor fica atento a conhecer cada vez o seus alunos como um todo,e as tecnologias devem ser usadas de várias maneiras onde a troca de experiencia faz parte do sucesso de cada aula e reconhecer que as tecnologias nos beneficiam para uma vida de sucesso.

    ResponderExcluir