segunda-feira, 28 de março de 2011

Para refletir e postar comentário...

Texto I
Ler e postar suas considerações nos comentários


A integração das tecnologias na educação

José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância)
                                                                As tecnologias evoluem em quatro direções fundamentais:
Do analógico para o digital (digitalização)
Do físico para o virtual (virtualização)
Do fixo para o móvel (mobilidade)
Do massivo para o individual (personalização)
Carly Fiorina, ex-presidente da HPackard

6 comentários:

  1. A tecnologia nos permite ter uma visão ampla e diferenciada daquilo nos parece pronto e acabado.Com ela temos a possibilidade de conhecermos pessoas de lugares até então conhecidos.
    No ambito escolar as tecnologias são vistas aida com certa resistência, isso por ainda existir o paradigma de que o professor é o detentor do saber.Para muitos profissionais da educação, parece ''feio'' recorrer as tecnologias.Então o que temos são alunos desmotivados.Claro que ´somente a tecnologia também o desmotivará.E é ai que vem o professor como mediador do conhecimento, sempre levando em conta que o aluno já trás seus conhecimentos adquiridos em sua vivêcia familiar e social.
    Atualmente fala-se em educação a ditância que por sinal tem uma grande clientela. Porque? Primeiro pela facilidade e depois pela comodidade, mas isso não quer dizer que se trata de ''matação'', que quem faz um graduçao a distância possa e/ou deva contentar-se com as minimas informações.Pelo contrário, o acadêmico da eduacação a distância precisa ir muito além do que lhe é dado.
    Finalizando, o que se espera são as mudanças(mesmo que a longo prazo)no meio escolar, para que o conhecimento possa transcender os muros escolares com o auxilio dessas ferramentas, tornando nossas aulas atrativas, cativando o nosso aluno.

    ResponderExcluir
  2. É importante que as direções fundamentais das tecnologias auxiliem o aluno no processo de ensino /aprendizagem.
    O educador deve proporcionar ao aluno novos meios de comunicação e pesquisa. Sabemos que hoje em dia a internet é uma das redes mais utilizadas pelos nossos alunos, as crianças estão cada vez mais “espertas”, cada criança possui seu computador, notebook, netbook entre outros, o uso do computador, proporcionou ao aluno a aprender novos sites, como MSN, Orkut,e-mail, entre outros. Mais é necessário o educador desenvolver trabalhos vivenciados na realidade de nossos educandos, fazendo trabalhos de pesquisa, em que o aluno faça essa socialização da globalização relacionada aos acontecimentos do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Encontramos escolas trabalhando com a mesma metodologia usada década passada. Com tantos meios de informação,nosso aluno chega com muita notícia, novidade;e com sua agilidade cada vez mais apurada, percebemos que o professor, (a maioria), não está preparado para nova era, nem tanto interessado em mudar sua forma de trabalhar com seu aluno, tanto pelo lado do aprendizado, onde não teve acesso em sua formação, quanto ao comodismo,ter material, planejamento pronto de anos e anos.
    Espera-se um empurrão de algum lugar que ninguém sabe de onde vai vir, mas que um dia chegará, como se ninguém pudesse dar esse passo para o futuro, para a melhoria da nossa educação que anda tão precária.
    Espera-se muito, faz-se muito pouco, por que não partir de nós esse passo tão importante?

    ResponderExcluir
  4. A INTEGRAÇAO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO
    EVOLUÇÃO ESTÁ AFETANDO A EDUCAÇÃO, POIS A SALA DE AULA PAROU NO TEMPO SEM ACOMPANHAR A TECNOLOGIA. AS REDES ESTÃO PROVOCANDO MUDANÇAS ONDE PODEMOS APRENDER DE VÁRIAS MANEIRAS E A ESCOLA ESTÁ RESISTINDO A ESSAS MUDANÇAS. OS PROFESSORES DEVEM ESTAR ATENTOS E PRONTOS A ESSAS MUDANÇAS. OS ALUNOS DEVEM PARTICIPAR. SENDO ASSIM O PROFESSOR DEVE BUSCAR ESTRATÉGIAS SEMPRE ESTANDO ABERTO, PRINCIPALMENTE NO SEU INTELECTUAL, DEIXANDO SUA MARCA, SENDO REFERÊNCIA.

    ResponderExcluir
  5. As tecnologias vem avançando cada vez mais, a sociedade crescendo, td parece estar mais prático. Mas será que é assim? Quando nos deparamos com tecnologia nas escola, muitas são as dúvidas que ocorrem, muitas são as preocupações que encontramos de professores diante ao uso das tecnologias. Pois, nem todos os professores tem tempo para conhecer e interagir com esses métodos, para sim, usufruir de uma forma prazerosa, tanto para si como para os outros.Assim, esse avanço acaba se tornando um obstáculo, difícil de usar. Mas, vemos que o avanço das tecnologias cada vez vai crescer mais e que todos tem que estar preparados, dispostos, atentos e prontos para aprender. Os alunos precisam participar dessas mudanças junto com os professores. Assim quando se tem a troca de informações, professor x aluno x escola x sociedade, consegue-se buscar estratégias significativas para auxílio um com o outro.
    Sabemos que na classe escolar, essas mudanças acontecem devagar, e as vezes de anos para anos, mas, o que vale, é que os professores tendo esse primeiro contato, podem fazer com que as suas aulas se tornem mais criativas,envolvendo cada vez mais seus alunos.

    ResponderExcluir
  6. A integração das tecnologias na educação
    A digitalização permite registrar, criar, combinar, toda e qualquer informação, por qualquer meio, em qualquer lugar, a qualquer tempo. O meio tecnológico é utilizado em vários momentos forma separada, o computador, celular, internet, mp3, câmera digital e caminham na direção da convergência, da integração, dos equipamentos multifuncionais que agregam valor. Com o avanço das tecnologias, as escolas estão sempre inovadas e privilegiados com a modernização da infra-estrutura e a gestão do que a mudança. Os programas de gestão administrativa estão mais desenvolvidos do que os voltados á aprendizagem. Há arranhar superficialmente a estrutura pesada em que estão estruturados os vários níveis de ensino.
    Dentro da escola existe os modelos de ensino focados no professor que continuam predominados, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Com os processos convencionais de ensino e com a atual dispersão da atenção da vida urbana, fica muito difícil a autonomia, a organização pessoal, indispensáveis para os processos de aprendizagem á distância.
    Muitos cursos presenciais e on-line, trazem várias informações e o professor passa a ser professor/tutor, podendo trabalhar com o aluno de uma forma em que ambos aprendam juntos.

    ResponderExcluir