sábado, 4 de junho de 2011

Leitura comparativa de dois contos

Universidade do Contestado – Campus de Concórdia

Licenciatura em Educação Especial – PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Disciplina: Português

Profª Elvira da Silva Lima

Autoria: Acadêmica Alex Sbaraini

Espelhos: uma reflexão sobre o bem e o mal

Ao analisar o conto O espelho, de Machado de Assis, e o conto O espelho de João Guimarães Rosa, percebe-se que os textos conduzem o leitor a um olhar questionador de quem somos, há uma procura da identidade, do ser interior, uma inquietação. Buscam promover uma reflexão de como acontecem as ações humanas, espiritualmente e socialmente.

Machado enfatiza e ironiza as relações sociais, destacando a angústia entre o ser interior e o ser exterior. Fala da humanidade que constrói valores alicerçados sobre uma farda movediça.

Já Guimarães Rosa fala mais diretamente da imagem que o espelho reflete: agradável ou não. E do quanto isso nos leva à loucura, aponto do autor não conseguir ver ‘’seus próprios olhos no espelho. ’’

Também se dirige ao leitor como ‘’senhor’’ num complexo monólogo, expondo sua experiência psicológica. A princípio frustrante e tempos depois gratificante.

E com certeza ambos não chegaram a uma resposta definitiva para as suas perguntas. Por quê? Ora o ser humano está em constante transformação, que se dá num campo de batalha entre o bem e o mal, refletindo diretamente no espelho da alma.

A capacidade de manipular, argumentar e convencer faz parte da humanidade independente da época em que vivemos. Ou seja: o que nos relatam os autores é algo bem atual latente na sociedade mundial, que também carece da procura do reflexo real diante do espelho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário